O uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo de avaliação sociocognitiva com protocolo verbal

Vera Regina Casari Boccato, Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Avaliou-se o uso de linguagem documentária alfabética de catálogos coletivos na perspectiva das bibliotecas universitárias e no contexto sociocognitivo dos indexadores e dos usuários. Concluiu-se que o uso adequado de linguagens documentárias de áreas científicas especializadas faz-se por meio da avaliação quanto à atualização, especificidade e compatibilidade para atender as necessidades de indexação e recuperação da informação.

Palavras-chave: Linguagem Documentária. Avaliação. Metodologia qualitativa sociocognitiva. Catálogos públicos de acesso online. Bibliotecas universitárias. Protocolo Verbal.

Palavras-chave


Linguagem Documentária. Avaliação. Metodologia qualitativa sociocognitiva. Catálogos públicos de acesso online. Bibliotecas universitárias. Protocolo Verbal.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo