Um roteiro para avaliação ontológica de modelos de sistemas de informação

Viviane Nogueira Pinto de Oliveira, Maurício Barcellos Almeida

Resumo


No âmbito dos sistemas de informação, uma ontologia tem duas aplicações principais: pode ser usada tanto como um componente do sistema quanto como uma referência, um padrão de comparação para avaliar a representatividade do modelo subjacente ao sistema. O presente artigo explora o segundo tipo de aplicação, discutindo o uso ontologias em processos de modelagem conceitual. Após apresentar fundamentos da modelagem e contextualizar a pesquisa, apresentam-se ontologias utilizadas como referência. Propõe-se um roteiro para avaliação ontológica de modelos sob o ponto de vista da linguagem de modelagem e descreve-se um estudo de caso para testar a viabilidade da proposta. Espera-se contribuir para a pesquisa que envolve ontologias e modelagem conceitual através de resultados empíricos.

Palavras-chave


ontologias, representação do conhecimento, sistemas de informação, modelos conceituais, ontologies, knowledge representation, information systems, conceptutal models

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG