Influências metodológicas na mensuração de impacto: o caso das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz e sua “qualificação”

Rogério Mugnaini, Preiddy Efraín García

Resumo


Diversos índices de citação têm sido utilizados para avaliação de produção científica. A comparação entre os resultados da metodologia empregada para cálculo de indicadores, nos relatórios de citação da base SciELO e Journal Citation Reports (ISI-Thomson Scientific) possibilitou avaliar as implicações associadas à política científica (Qualis), em alguns de seus critérios específicos. Considerou-se um período de 10 anos, tendo em conta dois indicadores bibliométricos (total de citações no ano e fator de impacto) da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, que é indexada em ambos os índices. A correção dos indicadores associados à revista mostrou que as diferenças proporcionadas pelos índices de citação foram mais expressivas no ano de 2001, tendo diminuído nos últimos anos. Esta diminuição confere confiabilidade a ambas as bases, validando seus sistemas para produção de indicadores de produção científica.

Palavras-chave


Bibliometria; Índice de citação; Avaliação; Produção científica; Política científica

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo