VIEIRA, Eneida Pontes, CRUZ, Anamaria da Costa (Colab.). Entidade coletiva: como entrada principal na representação de documentos. Niteroi: EDUFF, 1996. 78p.

Márcia Milton Vianna

Resumo


O presente manual, pelo seu conteúdo característico, destina-se principalmente a estudantes de biblioteconomia. Segundo as autoras, a obra tem como objetivo " ... trazer subsídios para futuras discussões a respeito da regra correspondente do texto Anglo American Cataloguing rules 2 (regra 21.1 B) que aborda a entrada de uma obra imaginária de uma ou mais entidades, e seus diversos capítulos".

O livro é dividido em três capítulos: introdução, regra geral e conclusão.

Na introdução discute-se o conceito de entidade coletiva, com uma breve revisão de literatura sobre o tema. No segundo capítulo transcreve-se a regra 21.1 B do Código de Catalogação Anglo Americano, 2a. edição - CCAA2 - e indicam-se algumas regras relacionadas. A partir do item 2.1 deste capítulo, são apresentadas folhas de rosto de obras de autoria de entidades coletivas, com a respectiva ficha catalográfica, elaborada de acordo como o segundo nível de descrição do CCAA2. Os exemplos são apresentados de acordo com o conteúdo da regra 21.1 B do Código, porém, a elaboração das fichas e o estabelecimento dos pontos de acesso não são discutidos. O capítulo três apresenta uma conclusão resumida onde a autora comenta as restrições determinadas pelo CCAA2 no que diz respeito ao uso da entidade coletiva como entrada principal. Trata-se, no entanto, do único manual que trabalha apenas com entidades coletivas em língua portuguesa podendo-se afirmar que constitui uma obra de utilidade para alunos de graduação em biblioteconomia apesar de não discutir os exemplos fornecidos, o que aumentaria, em muito, seu valor como instrumento didático.



ISSN 1981-5344 (Online)
Classificação Qualis- CAPES- A 1 Ciências Sociais e Aplicadas - B 1 Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Interdisciplinas - B 2 Educação, Arquiterura, Urbanismo, Engenharia III, Letras e Linguística, Planejamento Urbano e Reginal/Demografia
email- pci@eci.ufmg.br
telefone- (31) 3409 52 27