O Século XXI e o sonho da biblioteca universal: quase seis mil anos de evolução na produção, registro e socialização do conhecimento

Edmeire Cristina Pereira, Raquel Rutina

Resumo


Edmeire Cristina Pereira Raquel Rutina Reflexões sobre a evolução das bibliotecas, que de minerais chegaram à virtuais. Procura mostrar como será o ambiente informacional do século XXI, com suas corporações virtuais, a partir de seus produtos e serviços e com suas bibliotecas sem muros. Relaciona algumas aplicações importantes da realidade virtual em várias áreas do conhecimento, destacando a Educação, na economia global e informatizada dos dias de hoje. Aborda os conceitos, ainda confusos, de biblioteca virtual, digital e eletrônica, bem como as implicações que os documentos eletrônicos (digitais) já estão trazendo às bibliotecas tradicionais do mundo contemporâneo. Enfatiza a importância da Internet pela comunidade em geral e, em especial, pelos profissionais da informação. Conclui que o sonho de uma biblioteca universal para a humanidade já é uma realidade possível.

Texto completo:

PDF




Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG