Um rock no meio do caminho: subsídios para a proposição de um sistema de informação artístico-cultural em Belo Horizonte

Nísio Teixeira

Resumo


TEIXEIRA, Nísio. Um rock no meio do caminho: subsídios para a proposição de um sistema de informação artístico-cultural em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da UFMG, 1999. (Mestrado em Ciência da Informação). 163p. Orientadora: Profª Bernadete Santos Campello.

Necessidade de aproximação maior entre o campo da ciência da informação e os universos artístico- culturais, sempre relegados a um segundo plano em pesquisas desenvolvidas no próprio campo. Tem como objetivo a proposição de linhas diretrizes de ação que possam subsidiar a criação de um sistema de informação artístico-cultural junto aos grupos de rock na capital mineira. Compreende quatro etapas, sendo as duas primeiras produtos de extensa revisão bibliográfica: sistema de informação; o rock e a mundialização da cultura; seguidas de uma pesquisa de campo sobre as dificuldades dos grupos de rock de Belo Horizonte para produção de shows e CDs, e indagações sobre quais fontes os grupos recorrem para solucionar tais dificuldades. Apresenta o termo sistema a partir da correlação de outros conceitos, como simples x complexo e ordem x desordem. Este estudo comparativo facilita o entendimento de parte do conteúdo do capítulo em que se demonstra como os sistemas de informação deslocaram o seu eixo da esfera dos dados (data) para o dos usuários (users). Fornece uma rápida tipologia institucional dos serviços da informação. Examina a questão da cultura mundializada e como o rock nela se insere através de três aspectos que se interrelacionam: produto de uma indústria cultural; fenômeno estético e manifestação/movimento sócio cultural, com forte presença dos grupos jovens - com a contextualização, sempre que possível, para o caso brasileiro. Discorre sobre os fatores que possibilitaram a inclusão do rock pelas bibliotecas e histórico sobre a música em Belo Horizonte, o aparecimento de grupos expoentes do rock da cidade. Apresenta os resultados da pesquisa de campo junto a doze grupos da capital mineira, organizados por categorias de dificuldades e divididos entre os dois itens pesquisados: produção de shows e CDs em Belo Horizonte. Os resultados apontem possíveis peculiaridades na proposição de sistemas de informação na área artístico-cultural (como a pluralidade, o dinamismo e a estratégia modular de implementação); a relação entre os três aspectos mencionados e as categorias de dificuldades elencadas pela pesquisa (como ausência de local para shows, problemas junto a produtores e alocação de recursos, sazonalidade do público, questões jurídicas, estúdios, distribuição, dentre outros). Aponta diretrizes de trabalho para a criação de sistema junto ao grupo pesquisado, além de outras linhas de trabalhos necessários ou recomendados.





Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG