Integração entre gestão do conhecimento e business process management: perspectivas de profissionais em BPM

Frederico Cesar Mafra Pereira, Ricardo Rodrigues Barbosa, Leonora da Cunha Duarte

Resumo


Com o objetivo de identificar de que forma a Gestão do Conhecimento pode contribuir como suporte ao Business Process Management, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo survey. A partir da teoria pesquisada, elaborou-se o modelo conceitual, base para o instrumento de coleta de dados, que investigou a relação integrativa entre as práticas do Modelo SECI e as atividades do ciclo de vida da gestão por processos. Verificou-se que há o suporte da criação do conhecimento em todas as fases do ciclo de vida e que o Modelo SECI impacta de forma diferente nessas atividades. Foram também levantadas as principais práticas de conversão do conhecimento nas perspectivas dos respondentes. O estudo amplia a discussão sobre a relação integrativa entre os temas pesquisados, preenchendo uma lacuna entre a teoria sobre a conversão do conhecimento e as práticas aplicáveis nas atividades de gestão por processos; além de contribuir para a realização de pesquisas futuras sobre o tema, a partir do modelo conceitual desenvolvido, com o apoio do instrumento de coleta de dados na íntegra ou modificado; os resultados da pesquisa também podem servir de apoio a gestores no tocante à priorização ao estímulo de determinadas práticas de conversão do conhecimento.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Gerenciamento de Processos de Negócio; Modelo SECI; Ciclo de Vida BPM CBOK

Texto completo:

PDF

Referências


ABPMP – Association of Business Process Management Professionals. BPM CBOK V3.0: guia para o gerenciamento de processos de negócio (3ª ed). ABPMP Brasil, 2015.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

BALDAM, R. de L.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócios - BPM: uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BEM, R. M. de; RIBEIRO JÚNIOR, D. I. A Gestão do Conhecimento dentro das organizações: a participação do bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.11, n.1, p.75–82, 2006.

CONTADOR, J. C.; SORDI, J. O.; MARINHO, B. de L.; CARVALHO, M. F. H. Gestão do Conhecimento aplicada à Gestão por Processos: identificação de funcionalidades requeridas às soluções de Business Process Management System (BPMS). Revista de Administração e Inovação - RAI, v.2, n. 2, p.5–18, 2005.

COSTA, G. G. Curso de Probabilidades e Estatística Inferencial: teoria e prática (2ª ed). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018.

DAVENPORT, T. H. Gestão de Processos no Trabalho do Conhecimento. In: BROCKE, J; ROSEMANN, M (Orgs). Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DRUCKER, P. F. O advento da nova organização. In: Gestão do conhecimento / Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

FIELD, A. Discovering statistics using SPSS (3ª ed). London: Sage, 2009.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v.35, n. 3, p.105–112, 2000.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados (6ª ed). Porto Alegre: Bookman, 2009.

HAMMER, M. O que é Gestão de Processos de Negócio? In: BROCKE, J; ROSEMANN, M (Orgs). Manual de BPM: gestão de processos de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013.

JUNG, J.; CHOI, I.; SONG, M. An integration architecture for knowledge systems and business process management systems. Computers in Industry, v.58, n.1, p.21–34, 2007.

KALPIČ, B.;BERNUS, P. Business process modeling through the knowledge management perspective. Journal of Knowledge Management, v.10, n.3, p.40–56, 2006.

MAFRA PEREIRA, F. C. Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.2, p.100–119, 2016.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARJANOVIC, O.; FREEZE, R. Knowledge-Intensive Business: deriving a sustainable competitive advantage through business process management and knowledge management integration. Knowledge and Process Management, v.19, n.4, p.180–188, 2012.

MARTINS, G. de A. Estatística Geral e Aplicada (3ª ed). São Paulo: Atlas, 2005.

MORENO, V.; DOS SANTOS, L. H. A. Gestão do conhecimento e redesenho de processos de negócio: proposta de uma metodologia integrada. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n. 1, p.203–230, 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2001.

RECORDS, L. R. The fusion of process and knowledge management. BPTrends, Setembro, 2005.

ROBBINS, S. O comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.

SABBAG, P. Y. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva, 2007.

SENA, M. A. C. Processos de conhecimento como parte integrante dos processos de negócio: um modelo aplicado fundamentado na integração entre gestão do conhecimento e business process management. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, Curitiba, PR, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135653. Acesso em 30 nov. 2018.

SILVA, A. C. L. BPM Business Process Management: introdução sobre BPM em uma visão integrada e didática para a gestão estratégica de processos de negócio. São Paulo: Bookess, 2017.

SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração (5ª ed). São Paulo: Saraiva, 2018.

VAN DER AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business Process Management: don’t forget to improve the process. Bus Inf Syst Eng, v.58, n.1, p.1–6, 2016.

VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

YAXIONG, T. et al. A research on BPM system based on process knowledge. In: IEEE Conference on Cybernetics and Intelligent Systems. Chengdu, 2008.






Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG