Mensuração do capital intelectual docente: avaliação e reconhecimento por meritocracia em uma instituição de ensino superior

Leonardo Santos Ferreira, Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Frederico Cesar Mafra Pereira

Resumo


As Instituições de Ensino Superior Privadas (IES), em sua grande maioria, não possuem modelo de avaliação de Ativos Intangíveis, impossibilitando a valorização dos seus docentes com base nos seus resultados, remunerando-os somente pela titulação. Esta pesquisa analisa um programa para mensurar o Capital Intelectual Docente numa IES Privada, visando à avaliação e ao reconhecimento por meritocracia. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo. Foi utilizado uma abordagem qualitativa, na realização da entrevista com a Alta Direção e quantitativa, na aplicação de questionário para os professores. Foi também feita pesquisa documental, na análise do edital do Programa de Reconhecimento do Mérito Docente (PRMD), proposto pela IES pesquisada. Da população de 743 professores, 162 participaram da pesquisa. Os resultados apontaram algumas possíveis melhorias: extensão da amplitude do Programa, mudanças na comunicação interna, revisão do critério de pontuação e mensuração do programa, o uso do currículo Lattes para extrair as atividades acadêmicas dos docentes, mudança das políticas internas, melhoria dos sistemas de informações e melhor valorização dos colaboradores. Conclui-se que o uso correto das estratégias e dos indicadores adequados para o gerenciamento dos Ativos Intangíveis pode agregar valor para os docentes e para a instituição.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Ativos Intangíveis; Mensuração do Capital Intelectual; IES Privada; Meritocracia

Texto completo:

PDF

Referências


Bassan, C. C., & Hauschildt, R. Mensuração do Capital Intelectual: Um Desafio Importante para a Contabilidade. Revista Eletrônica de Contabilidade. 2005. Disponível em . Acesso em: 27 mar. 2016.

Beuren, I. M., & Igarashi D. C. C. A importância dos intangíveis nas empresas e a sua relação com a contabilidade. Revista do Conselho Regional de Contabilidade. 110. 2002.

Cajueiro, J. L. G. Modelo de Gestão do Conhecimento para Instituições de Ensino Superior. (Tese de Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE, Brasil (2008).

Collis, J., & Hussey, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman. 2005.

Davenport, T. H., & Prusak, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus. 1998.

Edvinsson, L., & Malone, M. S. Capital Intelectual. São Paulo: Makron Books. 1998.

Feitosa, M. O. Importância do Capital Intelectual em Uma Instituição de Ensino Superior de Uma Cidade do Nordeste Brasileiro. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração. Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil. 2015.

Gomes, P. W. R. Uso de Indicadores e Capacitadores do Conhecimento para a Competitividade do Centro Universitário UNA. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração. Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo – FPL, Pedro Leopoldo, MG, Brasil, 2014.

Jordão, R. V. D & Souza, A. A. Aquisição de empresas como fator de mudança no sistema de controle gerencial: Uma análise estratégica sob a perspectiva da teoria contingencial. Revista Universo Contábil. 9(1), 75-103, 2013. Recuperado em DOI: 10.4270/RUC.

Jordão, R. V. D., Casas Novas, J. L. P. M. M., A., Souza, A. A, & Neves, J. T. R. Controle do Capital Intelectual: Um Modelo Aplicado à Gestão dos Ativos do Conhecimento. Revista Ibero-Americana de Estratégia. 12(2), 195-227. 2013. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/16911/controle-do-capital-intelectual--um-modelo-aplicado-a-gestao-dos-ativos-do-conhecimento. Acesso em: 13 mar 2017.

Martinez, A. L. Measuring and Reporting Intellectual Capital: The Highest Management Accounting Challenge for The Next Millennium. In: VI Congresso Internacional de Custos Anais... Braga. 1999.

Melo, V. L. T. Avaliação e Gestão do Capital Intelectual & Geração de Valor em Fusões e Aquisições: Uma Experiência de Sucesso em Uma Instituição Financeira de Grande Porte. Dissertação de Mestrado Profissional em Administração. Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo - FPL, Pedro Leopoldo, MG, Brasil. 2015.

Mollerstrand, R. J. Gestão do conhecimento: o impacto das diferenças culturais na gestão do conhecimento das empresas. Dissertação de Mestrado em Administração da Produção e de Operações Industriais. Fundação Getúlio Cargas, São Paulo, SP, Brasil. 2003.

Pereira, A. A., Mafra Pereira, F. C., Vasconcelos, M. C. R. L., M. A. Tavares Ferreira. O Contexto Capacitante e a Construção do Conhecimento Organizacional: Um Estudo de Caso sobre Condições Capacitadoras e Capacitadores na DICON/UFSJ. Revista Gestão & Tecnologia, 15 (1), 276-297. 2015.

Peroba, T. L. C. Modelo de Avaliação de Capital Intelectual para os Cursos de Mestrado Profissional em Administração: Uma contribuição para a Gestão das Instituições de Ensino Superior. Tese de Doutorado em Administração. Fundação Getúlio Vargas - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2013.

Ritta, C. O. & Ensslin, S. R. Investigação sobre a relação entre Ativos Intangíveis e variáveis financeiras: um estudo nas empresas brasileiras pertencentes ao Índice IBovespa nos anos de 2007 e 2008. Anais do 10º congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil. 2010.

Stewart, T. A. Capital Intelectual, Intellectual Capital. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues, Priscila Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus. 1998.

Terra, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio. São Paulo: Negócio Editora Ltda. 2000.

Vasconcelos, M. C. R. L. Cooperação universidade/empresa na pós-graduação: contribuição para a aprendizagem, gestão do conhecimento e inovação da indústria mineira. 257f. Tese de Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2000.

Vergara, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. (6a ed). São Paulo: Atlas. 2015.






Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG