O papel do gestor e curador da informação nos novos comportamentos informacionais

Marina Romano Aleixo, Maria Jose Oliveira Fernandes, Gislane Costa, H. Soraia Ribeiro

Resumo


Com a nova tendência dos comportamentos informacionais, uma nova profissão emerge. O gestor e curador da informação traz uma transdisciplinaridade e multidisciplinaridade para mediar e colaborar com esse novo cenário. Este artigo objetiva a análise do papel do gestor e curador da informação face aos novos comportamentos informacionais, seu papel como mediador e colaborador e como seu trabalho vai ao encontro das novas políticas europeias de competências digitais. Por meio da revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação, da Tecnologia da Informação e da Sociologia desenvolveu-se uma análise crítica do tema abordado para difusão do perfil supracitado. Conclui-se a importância do gestor e curador da informação como mediador e colaborador na sociedade de informação.

Palavras-chave


Gestor e curador da informação; comportamento informacional; sociedade da informação; políticas públicas

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação da informação e a Organização do Conhecimento: interrelações. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 98-116, abr. 2014. ISSN 1981-8920. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n2p98.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo dos. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Informação: Estudos , João Pessoa, v.27, n.2, p. 253-263, maio/ago 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29249/pdf. Acesso em: 10 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.29249

BARBOZA, Elder Lopes; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A mediação da informação nas discussões sobre os fluxos informacionais. Informação em Pauta, Fortaleza, CE, v. 2, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de coaprendizagem e alguns indicadores das competências digitais. Educación, v. 23, n. 45, p. 91-105, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/293593779_Estilos_de_coaprendizagem_e_alguns_indicadores_das_competencias_digitais>. Acesso em: 30 out. 2018.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. Vol. I e II.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Vol. I.

COMISSÃO EUROPEIA. Europa 2020: Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Bruxelas: [S.n.], 2010. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2018

GOUVEIA, Luis; GAIO, Sofia (orgs). Sociedade da Informação: balanço e implicações. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2004.

HUVILA, Isto; AHMAD, Farhan. Holistic information behavior and the perceived success of work in organizations. Library & Information Science Research, v. 40, n. 1, p. 18–29, 2018. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2018.

KOLTAY, Tibor. Big data, big literacies? Читалиште (Čitalište), v. 24, p. 3–8, 2014.

LANZI, Lucirene Andréa Catini et al. Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e nas competências informacionais da ‘geração Google’. Informação & Informação, [S.l.], v. 17, n. 3, p. 49-75, dez. 2012. ISSN 1981-8920. Disponível em: . Acesso em: 30 oct. 2018.

MARTÍNEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, v. 36, n. 2, p. 118–127, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018

NASH, Caleece, et al., Digital nomads beyond the buzzword: Defining digital nomadic work and use of digital technologies. Lecture Notes in Computer Science, [S.l.], iConference 2018, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 19 out 2018.

OCHÔA, Paula. Empregabilidade e carreiras em Informação-Documentação: novos ciclos de aprendizagem académica e ciclos de competências profissionais. In: III ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO DE MUSEUS - DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DOS ACERVOS NOS MUSEUS, 3., 2014, Sacavém. Conferência. Sacavém: Câmara Municipal de Loures, 2014. p. 15 - 25. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

OCHÔA, Paula; PINTO, Leonor Gaspar. Transformação digital e competências digitais:: estratégias de gestão e literacia. In: PEREIRA, Sara; PINTO, Manuel (Ed.). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 4.º Congresso. Braga: Cecs - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2017. p. 386-398. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2018.

OKADA, Alexandra; MEISTER, Izabel; BARROS, Daniela Melareira. Refletindo sobre avalia na era da co-aprendizagem e co-investiga. In: Livro de resumos da CATES 2013 - 1ª Conferência internacional Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. [S.l.]: [S.n.]: 2013. p 1-23. Disponível em: . Acesso em: 30 out 2018.

OLIVEIRA, Arlindo. A Singularidade Tecnológica. O Público. Lisboa. 12 out. 2018. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2018

QUADRO ESTRATÉGICO. Plano Nacional de Leitura 2027. Lisboa: [S.n.], 2017. Disponível em: < http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt>. Acesso em: 23 nov. 2018.

SILVA, Armando Malheiro da. Inclusão Digital e Literacia Informacional em Ciência da Informação. Prisma.com, [S.l.], v. 7, p. 16-43, dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 out 2018.

SOUZA, Karine Pinheiro de; OKADA, Alexandra; SILVA, Bento. Competences for co-entrepreneurship: contribution to the understanding of the concept for Entrepreneurial education. International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies Barcelona: [S.n.], 2014. p. 134-146

VALENTE, Liliana. Marcelo exorta portugueses a "despertarem" e "agirem" contra populismos. O Público. Lisboa, p. 00-00. 09 nov. 2018. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2018.

VIDIGAL, Frederico; GONÇALVES, Carlos Alberto; SILVA, Joaquim Ramos. Inteligência competitiva e capacidade de inovação: uma análise de uma indústria de classe mundial no setor automotivo de veículos pesados. Perspectivas em Ciência da Informação, [S.l.], v. 23, n. 3, p. 206-220, set. 2018. ISSN 19815344. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2018.

VIEIRA VITORIANO, Maria Albeti; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Comportamento de pesquisa e uso de informações irrelevantes no ambiente de trabalho. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 78-86, set. 2018. ISSN 1518-2924. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2018. doi:https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p78.






Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG