Admirável mundo novo na perspectiva da tríade: Internet das Coisas, pessoas e mercados

José Edson Lara, Luciano José Reis, Thalles Augusto Tissot-Lara, Altieres Oliveira Silva

Resumo


Este estudo aborda o tema Internet das Coisas (IOT) como inovação, impactando pessoas e mercados, a partir de novas formas de geração e de gestão de informações. Buscou-se caracterizar e desenvolver a IOT, e identificar as possíveis aplicações mais imediatas para o mercado e para a sociedade. Concretamente, estabelece-se um mapa perceptual do estado das artes e das perspectivas da IOT como tecnologia, negócios e contribuições à melhoria da qualidade de vida de pessoas. Foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, utilizando-se um guia de entrevista de profundidade sobre informações e percepções de um grupo de pessoas, referente à caracterização, estratégias de negócios, o consumidor e o futuro da Internet das Coisas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online e analisado por blocos de subtemas, utilizando o software VOSviwer para o estudo de recorrências de termos e/ou de palavras. Os resultados revelaram consonância entre o estudo, a proposição do mapa de gestão estratégico com foco em um ambiente de IOT e as respostas da pesquisa. Identificou-se que, mesmo sem possibilitar generalizações, as informações proporcionam uma demonstração sobre o estado atual da Internet das Coisas no Brasil e as relações de competitividade e estratégia das organizações.

Palavras-chave


Internet das Coisas; Tecnologia; Negócios; IoT; Vosviewer

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