Organização de domínio de conhecimento e os princípios ranganathianos

Maria Luiza Almeida Campos, Hagar Espanha Gomes

Resumo


Atualmente, um dos conceitos discutidos na área da ciência da informação é o de organização do conhecimento. As formas de representação/organização dos diferentes domínios de conhecimentos, neste caso, vão implicar diretamente nos processos de transferência da informação, que hoje estão diretamente ligados a recuperação em meios eletrônicos. Porém, essas questões, desde a década de 30, vem sendo apresentada por Shialy Rammarita Ranganathan, no âmbito da Teoria da Classificação. Apresenta os princípios desta Teoria na qual são discutidos fundamentos da organização de domínios de conhecimento. Enfatiza o papel de Ranganathan como um dos precursores da representação do conhecimento no âmbito da ciência da informação.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo