Um panorama do ensino superior em gestão da informação no Brasil

Douglas Farias Cordeiro, Kátia Kelvis Cassiano

Resumo


A importância da Gestão da Informação enquanto área de pesquisa e de mercado vêm se tornando cada vez mais clara e necessária sob os mais variados aspectos. No âmbito de suas contribuições e avanços, é notável a interdisciplinaridade com áreas como a Administração, Ciência da Informação, Ciência da Computação, além de outras, permitindo a concepção de metodologias, estratégicas e processos voltados a fomentar a inovação e o melhor uso da informação. Entretanto, a própria característica interdisciplinar da Gestão da Informação acaba por gerar diferentes visões e interpretações no que se refere ao conjunto básico de disciplinas que a compõe, como pode ser observado nos Projetos Pedagógicos dos cursos superiores de graduação no Brasil. Neste contexto, este artigo se propõe a tecer um panorama da Gestão da Informação no Brasil, através do desenvolvimento de uma análise exploratória, quantitativa e qualitativa, acerca dos cursos superiores nesta área, a fim de promover subsídios e dados para discussões sobre suas tendências e necessidades, apresentando resultados numéricos e grafos de similaridade entre termos, com base na utilização de métodos estatísticos e de classificação textual. Finalmente, são tecidas discussões sobre os perfis dos cursos com base nas análises realizadas, revelando particularidades e características de cada um deles, as quais fortalecem e compravam o caráter interdisciplinar da Gestão da Informação, e suas faces conectivas com outras áreas.

Palavras-chave


Gestão da Informação. Análise exploratória. Classificação de dados textuais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento nas organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

DAVENPORT, T. H., MARCHAND, D. A., DICKSON, T. Dominando a Gestão da Informação, Bookman, 2004.

E-MEC. Instituições de educação superior e cursos cadastrados. Brasília: MEC, 2018.

FREITAS, M. C. V.; SIMÕES, M. G. M. Gestão da Informação em Portugal: formação, mercado e perspectivas. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 6-11, 2014.

JORDÃO, R. V. D. Práticas de gestão da informação e do conhecimento em pequenas e médias empresas organizadas em rede: um estudo multicasos na indústria brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 178-199, 2015.

LOPES, E. C.; VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e governança corporativa em empresas de capital aberta. In: VALENTIN, M. (Org.) Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 227-299.

MADSEN, D. Disciplinary perspectives on information management. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 73, p.534-537, 2013.

MONTEIRO, N. A.; FALSARELLA, O. M. Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 81-97, 2007.

REINERT, M. Alceste, une méthodologie danalyse des données textuelles et une application: Aurelia de Gerard de Nerval. Bulletin de Methodologie Sociologique, v. 26, p. 24-54, 1990.

SOUZA, R. F., STUMPF, I. R. C. Ciência da Informação como área do conhecimento: Abordagem no contexto da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. Perspectivas em Gestão da Informação, v. 14, número especial, p. 41-58, 2009.

REINSEL, D.; GANTZ, J.; RYDNING, J. Data Age 2025: The Evolution of Data to Life-Critical. IDC White Paper, 2017.

YAQOOB, I.; HASHEM, I. A. T.; GANI, A.; MOKHTAR, S.; AHMED, E.; ANUAR, N. B.; VASILAKOS, A. V. Big data: from beginning to future. International Journal of Information Management, v. 36, n. 6, p. 1231-1247, 2016.






Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG