O dialogo entre biblioteca e comunidade : um estudo de caso acerca do perfil e das percepções dos usuários das Bibliotecas Comunitárias de Itaitinga, Ceará.

Ana Pricila Celedonio da Silva, Lidia Eugenia Cavalcante, Maria de Fátima Oliveira Costa

Resumo


Apresenta estudo de caso acerca das bibliotecas comunitárias do município de Itaitinga-CE. Aborda questões referentes aos estudos de usuários da informação e da realização dos mesmos em contextos locais. Tem como objetivos: identificar o perfil dos usuários das bibliotecas comunitárias de Itaitinga-CE e averiguar qual a percepção dos mesmos acerca das bibliotecas de sua comunidade. O delineamento metodológico da pesquisa se deu pelos pressupostos do estudo de caso, em que foram analisados três casos de bibliotecas comunitárias localizadas em zonas rurais do referido município. A pesquisa possui natureza mista, visto que contempla aspectos quantitativos e qualitativos no processo de análise dos dados coletados por meio de questionário. Correlacionados aos nossos objetivos, os resultados apontam que os usuários das bibliotecas comunitárias analisadas são, na maioria, crianças e jovens, sendo observada ainda, relevante participação de usuários de outras faixas etárias. De modo geral, os participantes do estudo revelam integrar-se principalmente às ações voltadas à leitura e atividades culturais promovidas pelas bibliotecas. A percepção dos usuários acerca desses espaços revela o entendimento de que as bibliotecas são importantes para as comunidades, principalmente pela possibilidade de acesso ao livro, a leitura e a realização de atividades de cunho cultural.

Palavras-chave


Bibliotecas Comunitárias. Estudos de Usuários da Informação. Usuários em Contextos Locais. Biblioteca e Comunidade.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, S. A. Mercadotecnia y estudios de usuarios para identificar y satisfacer las

necesidades de información. In: CONFERÊNCIA PROFERIDA NO IX SEMINARIO DE INVESTIGACIÓN SOBRE USUARIOS DE LA INFORMACIÓN, 9., 2014, México, Anais... México: Universidad de Chihuahua, 2014.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Paradigma social nos estudos de usuários da

informação: abordagem interacionista. Inf. & Soc.: Estudos, João Pessoa, v.22, n.1, p.145-159, jan./abr. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da informação. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EMCIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais... Belo Horizonte: Escola de Ciência da informação da UFMG, 2003.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. A Mediação da Informação sob a Perspectiva do Usuário em Comunidades Locais. In: CASARIN, Helen de Castro Silva. Estudos de Usuários da Informação. Brasília: Thesaurus, 2014.

COSTA, M. F. O. Estudos de Usuários a Informação: ensino e aprendizagem no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, 2016.

CUNHA, M.B; AMARAL, S.A; DANTAS E.B. Manual de estudos de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e Usuários da Informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

MACHADO, Elisa Campos. Bibliotecas Comunitárias como Prática Social no Brasil. São Paulo, 2008. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2016.

RÉMY, Juliana Buse de Oliveira. Perfil de usuários, fontes de informação e constituição de acervos . In: CAVALCANTE, Lidia Eugenia; ARARIPE, Fátima Maria Alencar. Biblioteca e Comunidade: entre vozes e saberes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2014.

RETRATOS DA LEITURA no Brasil. Brasília: Instituto Pró-Livro, 2012.






Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG