A rede social acadêmica researchgate como mecanismo de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALCARÁ, A. R. et al. Fatores que influenciam o compartilhamento da informação e do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v.14, n.1, p.170-191, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n1/v14n1a12. Acesso em 21.03.2016.
Almousa, O. Users' Classification and Usage-Pattern Identification in Academic Social Networks. IEEE Jordan Conference on Applied Electrical Engineering and Computing Technologies (AEECT). 2011.Retrieved from file:/// http://ieeexplore.ieee.org/xpls/icp.jsp?arnumber=6132525
ARAÚJO, Paula Carina de. O Blog “na ERA DA INFORMAÇÃO” como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 15, n. 1, p. 201 – 213, 2010.
BIRKHOLZ, J.M. et al. Whoarewetalkingabout?:identifyingscientific populations online. Semantic Web and Web Science, May 2013, p. 237-250. Disponível em: . Acesso em 20.03.2016.
BORGES, Mônica Erichsen Nassif. O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2007.
DONELAN, Helen. Social media for professional development and networking opportunities in academia. Journal of Further and Higher Education, n. April, p. 1–24, 2015.
GOMES, Cristina Marques. Comunicação científica: alicerces, transformações e tendêcias. [s.l.: s.n.], 2013.
KRAMER, Bianca; BOSMAN, Jeroen. No Title. 101 innovations in scholarly communication - the changing research workflow, 2015. Disponível em: .
LIBÉRIO, Leandro; MALHEIRO, Armando; ZAIDAN, Hadad. Reflexões teóricas sobre o comportamento infocomunicacional de utilizadores das redes sociais na internet Theoretical reflections of users ’ info-communicational behaviors on social networks in internet. v. 7, p. 41–60, 2011.
MOARAIS, NÍDIA SALOMÉ; POMBO, LÚCIA; BATISTA, JOÃO BATISTA, MOREIRA, Antóniio. Uso das tecnologias da comunicação no ensino súperior público português: análise, sistematização e visualização de informação nas perspectivas. In: UA EDITORA (Org.). Uso das tecnologias de comunicação no ensino superior público português. Aveiro, Portugal: [s.n.], 2014, p. 23–40.
NICHOLAS, David et al. New ways of building, showcasing, and measuring scholarly reputation. Learned Publishing, v. 28, n. 3, p. 169–183, 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2015.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: [s.n.], 2002.
OLIVEIRA, Lídia. A Internet como meio de partilha e divulgação da ciência: a representação da comunidade científica portuguesa. Revista Comunicação e Sociedade, número temático sobre Comunicação da Ciência, n. 6, p. 171–191, 2004.
ORDUÑA-MALEA, Enrique; MARTÍN-MARTÍN, Alberto; LÓPEZ-CÓZAR, Emilio Delgado. ResearchGate como fuente de evaluación científica: desvelando sus aplicaciones bibliométricas. El profesional …, v. 25, n. 2, p. 303–310, 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2016.
PINHEIRO, P. M.V., RIBEIRO, L. V. Da comunicação científica à divulgação. Transiformação, v. 20, n. 2, p. 159–169, 2005.
SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto, Portugal: [s.n.], 2006.
SILVA, L. L. DA ; SILVA, A. M. Comportamento infocomunicacional em contextos de redes sociais online: proposta de investigação. In: 9° CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management. [s.l.: s.n.], 2012, p. 3184–3200.
STAKE, R. A arte da investigação com estudos de caso. 5. ed. Porto Alegre, Brasil: [s.n.], 2015.
VAN-NOORDEN, R. Online collaboration: Scientists and the social network. Nature, v. 512, n. 7513, p. 126–129, 2014. Disponível em: .
VIEIRA, N.; VIEIRA, N. As Literacias e o Uso Responsável da Internet. Film, v. 5, p. 193–209, 2008.
YANG, J; LESKOVEC, J. Defining and evaluating network communities based on ground-truth. Knowledge and Information Systems, 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 abr. 2016.
YIN, R.K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. 2015.
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227

pci@eci.ufmg.br

A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






