Dados abertos conectados e gestão do conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira

Sandro Rautenberg, Sandro Kaue Motyl, Alessandra Cassiana Burda, Anderson Silvério, Fabrício Marom de Moura

Resumo


Este artigo se baseia na relação de três conceitos: Gestão do Conhecimento, Cientometria e Dados Abertos Conectados. Foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: Como amparar a Gestão do Conhecimento em universidades com Dados Abertos Conectados do domínio da Cientometria? Para responder a essa questão, são publicadas duas fontes de dados, conforme o processo metodológico Linked Data Lifecycle: a) o histórico do Índice Qualis (2005-2015); e b) um conjunto de registros de publicações em periódicos extraído da Plataforma Lattes. Como meio de verificação, três estudos de caso reais, consumindo e relacionando dados dessas fontes foram desenvolvidos. Quanto ao resultado, pôde-se constatar a efetividade do uso de Dados Abertos Conectados na formação de uma base de conhecimento institucional, a qual suporta algumas atividades de Gestão do Conhecimento em uma universidade brasileira. Como contribuição adicional, o histórico do Índice Qualis é mantido e disponibilizado abertamente para demais estudos bibliométricos ou cientométricos em um endpoint na Web de Dados.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Dados Abertos Conectados; Web Semântica; Cientometria; Produtividade Institucional.

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