Comportamento informacional de gestores da rede Hiperdia Minas

Ricardo Bezerra Cavalcante, Yoshimi José Ávila Watanabe, Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Tarcísio Laerte Gontijo, Valéria Conceição de Oliveira, Daniela Dias Vasconcelos

Resumo


Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar o comportamento informacional de gestores da rede Hiperdia Minas em relação ao cotidiano de trabalho. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 10 gestores da rede. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada durante as entrevistas compondo o roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados utilizou-se como referencial a Análise de Conteúdo. O software Atlas Ti foi utilizado para sistematizar a análise. Necessidades informacionais, fontes, processo de busca, análise, disseminação de informações e tomada de decisões no cotidiano dos serviços sofrem influências das normativas e burocratizações que regem o programa. Emergiram também situações que afetam o comportamento informacional dos gestores. Logo, o comportamento informacional na rede Hiperdia Minas necessita ser organizado e administrado com vistas ao reconhecimento da informação como um recurso potencial de mudanças e de gestão qualificada.

Palavras-chave


Comportamento Informacional; Informação em Saúde; Gestão da Informação

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG