Casa da qualidade e qualidade da informação: revisão sistemática

Fernanda dos Santos, Lia Caetano Bastos

Resumo


As informações são consideradas matéria-prima para criação de conhecimento, este que por sua vez agrega valor às organizações, proporciona inovação e dá destaque para as organizações. Para que as organizações se mantenham competitivas na Era do Conhecimento, é necessário que tenham atenção à qualidade da informação estratégica, buscando formas de avaliá-las, de forma a garantir que proporcionem maior assertividade nas tomadas de decisão. Com isso, esta pesquisa buscou através de uma revisão sistemática de literatura compreender de que forma a Casa da Qualidade, matriz do método QFD (Quality Function Deployment) tem interagido com a qualidade da informação. Embora com poucas pesquisas ainda relatando esta interação, o método QFD, um dos métodos trabalhados na gestão da qualidade total, mostra-se como uma ferramenta que pode auxiliar as organizações na avaliação da qualidade da informação estratégica organizacional através de adaptações de sua versão original.

Palavras-chave


Qualidade da Informação, Casa da Qualidade, Informação estratégica organizacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2731

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo