A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Marta Lígia Pomim Valentim

Resumo


A construção de redes de conhecimento possibilita melhor aproveitamento para o processo de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC). É importante considerar o mapeamento de fontes informacionais e de fluxos de informação, como base estruturante para a GI e GC. O mapeamento das redes de conhecimento em ambientes com pouca percepção no que tange a importância da informação e do conhecimento, possibilita demonstrar aos sujeitos organizacionais a importância da informação e do conhecimento para o desempenho de processos, atividades e tarefas. Os clubes de futebol não possuem uma cultura voltada à valorização e uso da informação e do conhecimento de modo estruturado. Nessa perspectiva, destacar a importância dos indivíduos nos processos de GI e GC em clubes de futebol, propicia disponibilizar, por meio de um sociograma, as relações existentes, bem como as fontes chave para a efetividade da GI e GC. A pesquisa foi realizada no Marília Atlético Clube (MAC), Clube de futebol interior do estado de São Paulo. Identificou-se que, as informações estão centralizadas em poucos indivíduos conforme demonstra o sociograma. A situação complexa evidencia que os indivíduos atuam por tempo determinado no Clube, influindo no comprometimento com os processos de gestão desenvolvidos no clube.

Palavras-chave


Redes de Conhecimento; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Clubes de Futebol; Marília Atlético Clube.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVALCANTE, L. F. B.; VALENTIM, M. L. P. Comportamento informacional em ambientes empresariais. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. 272p.; p.117-128.

CHOO, C. W. A Organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC Editora, 2003. 426p.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

________; HARRIS, J. G. Competição analítica. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MONTEIRO, A. M. R. C. da C.; BOTELHO M. A. G. M. A importância do trabalho com a informação jurídica esportiva na cidade de São Paulo. CRB-8 Digital, São Paulo, v.2, n.2, p.55-65, set., 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2012.

SIMÕES, R. P. Futebol e informação: driblando incertezas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

VALENTIM. M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.1, n.1, 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2009.

VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. In: ________ (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2010. p.13-22.

________. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: ________ (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. p.9-24.

________. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.3, n.4, ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2003.

TOMAÉL, M. I. Redes de conhecimento. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.9, n.2, abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2015.






ISSN 1981-5344 (Online)
rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEERweb of scence

Capes        Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo