Fontes de informação para negócios: análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais

Frederico Cesar Mafra Pereira

Resumo


O presente trabalho relata um estudo sobre o comportamento informacional de empresários e gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas, com relação à escolha de fontes de informação para a solução de suas necessidades organizacionais. A metodologia se baseou em um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com 67 entrevistas realizadas através de amostra não probabilística. Os resultados apontaram diferenças entre as escolhas e análise dos entrevistados sobre 34 fontes de informação para negócios definidas por Mafra Pereira e Barbosa (2009), não existindo uma correlação positiva entre as fontes mais acessadas e as fontes mais relevantes e confiáveis. As fontes de informação estritamente eletrônicas tendem a ser as mais acessadas, enquanto as fontes pessoais são consideradas as mais relevantes, e as fontes internas às empresas nas quais os entrevistados trabalham são consideradas as mais confiáveis.

Palavras-chave


Fontes de informação; Fontes Pessoais; Fontes Impessoais; Fontes Eletrônicas; Comportamento Informacional

Texto completo:

PDF

Referências


AGUILAR, Francis J. Scanning the business environment. New York, NY: Macmillan, 1967.

AUSTER, Ethel, CHOO, Chun Wei. How senior managers acquire and use information in environmental scanning. Information Processing and Management, v.30, n.5, p.607-618, 1994.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Inteligência Empresarial: uma avaliação de fontes de informação sobre o ambiente organizacional externo. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.3, n.6, dezembro de 2002.

CARMO, Vadson Bastis; PONTES, Cecília C. Cunha. Sistemas de informação gerenciais para programa de qualidade total em pequenas empresas da região de Campinas. Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.1, p.49-58, jan/abr, 1999.

CENDÓN, Beatriz Valadares. Bases de Dados para Negócios. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.30-43, mai/ago, 2002.

CENDÓN, Beatriz Valadares. Bases de Dados para Negócios no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.2, p.17-36, mai/ago, 2003.

CHOO, Chun Wei. Perception and use of information sources in environmental scanning. Library & Information Science Research, v.16, n.1, p.23-40, 1994.

CHOO, Chun Wei. Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. Second Edition. Medford, New Jersey: ASIS Monograph Series, 1998.

CHOO, C. W. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. 2ª Ed. New York: Oxford University Press, 2006.

DEGENT, R.J. A importância estratégica e o funcionamento do serviço de inteligência empresarial. Revista de Administração de Empresas, v.26, n.1, p.77-83. jan/mar, 1986.

FIGUEIREDO, Nice. Informação para negócios: um novo desafio. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTACAO, 2., 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte : ABMG, 820 p., 1994.

FULD, L.M. Dez maneiras fáceis de monitorar seus concorrentes. In: FULD, L.M. Administrando a concorrência. Rio de Janeiro: Record, cap.2, 1993.

KOBRIN, Stephen J., BASEK, John, BLANK, Stephen, PALOMBARA, Joseph L. The assessment and evaluation of noneconomic environments by American firms. Journal of International Business Studies, 11, 32-47, 1980.

LESCA, Humbert, ALMEIDA, Fernando C. Administração estratégica da informação. Revista de Administração, São Paulo, v. 29, nº 3, p. 66-75, jul./set.1994.

LESTER, Ray, WATERS, Judith. Environmental scanning and business strategy. London, UK: British Library, Research and Development Department, 1989.

MAFRA PEREIRA, Frederico Cesar. Fundamentos Metodológicos da Pesquisa de Marketing. 2000. 68fls. Monografia (Especialização lato sensu em Gestão Estratégica de Marketing) – Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

MAFRA PEREIRA, Frederico Cesar. Uso de fontes de informação: um estudo em micro e pequenas empresas de consultoria de Belo Horizonte. 2006. 154f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte, 2006.

MAFRA PEREIRA, F.C., BARBOSA, R.R. Uso de fontes de informação por consultores empresariais: um estudo junto ao mercado de consultoria de Belo Horizonte. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.13, p.95-111, 2008.

MAFRA PEREIRA, F. C., BARBOSA, R. R. A decisão estratégica por executivos de micro e pequenas empresas e a cadeia alimentar informacional como modelo integrativo de fontes de informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, X ENANCIB, João Pessoa, 2009. Anais... João Pessoa: UFPB, p.1113-1131, 2009.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

MONTALLI, Kátia Maria Lemos. Information in the capital goods industry in Brazil. Loughborough: Loughborough University of Technology, 1987.

MONTALLI, Kátia Maria Lemos. Informação para negócios no Brasil: reflexões. In: SEMINARIO NACIONAL DE INFORMACAO PARA INDÚSTRIA E COMERCIO EXTERIOR, 1., 1993, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: UFMG/EB, 241 p., 1994.

PEREIRA, Mariza Faria Fidelis. Gerenciamento da informação: um diagnóstico da micro e pequena empresa industrial de Londrina. 2003. 154fls. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

POZZEBON, Marlei, FREITAS, Henrique M. R. de, PETRINI, Maira. Pela Integração da inteligência competitiva nos Enterprise Information Systems (EIS). Ciência da Informação, Brasília, n. 3, v. 26, p. 243-254, set./dez.1997.

SAMARA, Beatriz Santos, BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing – Conceitos e Metodologia. 3ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ . Acesso em 25 Jul. 2015.

SMELTZER, Larry R., FANN, Gail L., NIKOLAISEN, V. Neal. Environmental scanning practices in small businesses. Journal of Small Business Management, 26(3), 55-62, 1988.

SOUZA, Terezinha de Fátima Carvalho de, BORGES, Mônica Erichsen Nassif. Instituições provedoras de informação tecnológica no Brasil: analise do potencial para atuação com informação para negócios. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 1, p. 52-58, jan./abr. 1996.

SUTTON, H. Competitive intelligence. New York: The Conference Board [Conference Board Research Report n.913], 1988.

WILSON, T.D. Human Information Behavior. Information Science Research, v.3, n.2, 2000.






rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo