Os desafios do livro didático como fonte de pesquisa, memória e história em tempos de sociedade da informação

Gisela Eggert Steindel, Daniele Feldman, Kayma Kanoon da Silva

Resumo


O texto é uma reflexão a partir de uma investigação, em andamento, acerca dos acervos didáticos abrigados nas instituições escolares da rede estadual de ensino, circunscritas ao município de Florianópolis, integrante da 18a Secretaria Regional do governo de Santa Catarina, cruzados com dados históricos da biblioteca da escola. A investigação é uma pesquisa documental e bibliográfica ancorada nos estudos. Os dados até o momento apontam os primeiros resultados concernentes aos estudos teóricos, o levantamento bibliográfico e da prática de pesquisa demandada.

Palavras-chave


Livro didático. Acervos escolares - Fontes de pesquisa. Biblioteca escolar – memória (s). História da Educação e Biblioteca. Sociedade da informação.

Texto completo:

PDF

Referências


BARATIN, Marc; JACOB, Christian. (Dir.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

CAMPELLO, Bernadete Santos; VIANNA, Marcia Milton. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e terra, 1999. v. 3.

CHOPPIN, Alan. História dos livros e das edições Didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez, 2004.

COUTINHO, C. e LISBOA, E. Sociedade da informação, conhecimento e da aprendizagem, para educação no século XXI. In: R. Educ., Lisboa, v. 28, n. 1, p. 5-22, 2011.

EAR, Fábio Sá e KORNIS George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na Escola. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2012.

IFLA. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS E BIBLIOTECAS. Manifesto da biblioteca escolar da IFLA/UNESCO, 1999.

MACHADO, Alzemi. A implantação de bibliotecas escolares na rede de ensino de Santa Catarina (décadas de 30 e 40). 2002. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis.

MILANESI, Luís. A casa da invenção: biblioteca centro de cultura. 4. ed. rev. ampl. Cotia: Ateliê, 2003.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SILVA, Waldeck Carneiro da. A miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

VEIGA, Cynthia G. e LIMA, Thais de (Org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.






rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo