Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de Pós-Graduação em Ciência da Informação 2008-2012

Marynice Medeiros Matos Autran, Maria Manuel Borges, Jesús Pascual Mena-Chalco, Victor Guimarães Pinheiro

Resumo


As práticas de comunicação da ciência dependem de culturas epistêmicas diferenciadas. A literatura relata inúmeras pesquisas, sob os mais diferenciados enfoques, relacionados aos programas brasileiros de pós-graduação em ciência da informação (PPGCIs). Nesta pesquisa esses programas foram caracterizados considerando o capital intelectual acumulado. Entretanto, o que se conhece sobre o perfil próprio de atuação para a produção de ciência nesses programas? Esta investigação visa: analisar a produção acadêmica - comunicações apresentadas em eventos, artigos de periódicos, capítulos de livros, livros organizados, editados, publicados e resumos expandidos - no quinquênio 2008 a 2012. A metodologia incluiu a extração automática do Currículo Lattes dos docentes, efetivos e colaboradores dos PPGCIs, em atividade até 31 de dezembro de 2012. Para a extração foi utilizada a ferramenta scriptLattes. Dentre os resultados obtidos, foi evidenciado que a produção acadêmica se concentra, majoritariamente, em comunicações apresentadas em eventos (36,8%) e artigos de periódicos (34,3%). Adicionalmente, foi identificada a existência de três tipos de perfil/atuação dos PPGCIs para o quinquênio: (a) perfil estável de produção, (b) perfil com leve decremento de produção, e (c) perfil com leve incremento de produção.

Palavras-chave


Produção Científica; Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação; scriptLattes.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo