Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente

Cíntia Aparecida Chagas Arreguy, Leandro Ribeiro Negreiros, Welder Antônio Silva

Resumo


Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.

Palavras-chave


Reestruturação curricular; Arquivologia; Metodologia; Perfil docente; Mercado laboral; Configurações acadêmico-institucionais.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo