Gestão da biblioteca universitária: análise com base nos indicadores de avaliação do MEC

Luiz Cláudio Maia, Maria De Souza Lima Santos

Resumo


Este estudo visa analisar a gestão da biblioteca universitária considerando os instrumentos de avaliação das condições de oferta de cursos de graduação utilizados pelo Ministério da Educação (MEC). A investigação foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas de forma descritiva, através de um estudo de caso a partir do qual se buscou interpretar as informações, tendo como base o referencial teórico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, com os gestores das bibliotecas e com os bibliotecários gerentes de atendimento. Procurou-se compreender se os indicadores de avaliação do MEC são utilizados como mecanismos de gestão que visam o melhor desempenho da biblioteca e, consequentemente, atuam como facilitadores das condições de ensino em suas práticas de aquisição de recursos informacionais. Os resultados apontam que há uma homogeneidade acerca do processo de avaliação e que a biblioteca precisa definir, junto ao corpo docente, e a administração da Instituição, uma Política de Formação de Acervo que deverá orientar o processo de aquisição de materiais bibliográficos nos diversos formatos, tanto para cursos existentes quanto para novos. Contribuindo, dessa forma, para um melhor atendimento às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC e, consequentemente, resultando em melhorias para a biblioteca universitária.

Palavras-chave


Bibliotecas universitárias; Administração; Avaliação

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo