Evolução da inteligência competitiva com base em estudo métrico de sua literatura

Renata Cristina Teixeira, Cristina Souza

Resumo


O presente trabalho analisa as discussões promovidas sobre o tema Inteligência Competitiva (IC) no período de 1984 a 2013. Organizado na forma de pesquisa infométrica, foram analisados prioritariamente os dados bibliográficos de 3453 artigos indexados na base de dados Scopus, identificando quais assuntos receberam maior atenção por parte de seus autores, assim como a distribuição geográfica e temporal dos artigos. Observou-se uma mudança natural das discussões, que inicialmente concentravam-se na busca do entendimento conceitual e da justificativa da existência da IC, para um maior foco em artefatos tecnológicos que propiciem melhoramentos na sua execução. A área de Gestão tem recebido grande atenção em todas as regiões geográficas, seguida da área de Planejamento Estratégico, que apenas perde a segunda posição na Ásia, onde a Modelagem Matemática tem sido o principal tópico. A discussão sobre ética perpassa a literatura sobre IC durante todo o período estudado.

Palavras-chave


Inteligência Competitiva; Infometria; Cientometria; Bibliometria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2037



rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo