Produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: tendências temáticas no período 2000-2011

Dirce Maria Santin, Samile Andréa de Souza Vanz, Ida Regina Chittó Stumpf

Resumo


O estudo apresenta as principais temáticas da pesquisa em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base na análise da produção científica publicada no período de 2000 a 2011 e indexada na Web of Science (WoS). Destaca as temáticas evidenciadas nas categorias de assuntos e nas palavras-chave dos autores de 5.168 artigos que integram a amostra. A metodologia utilizada é a bibliometria e os resultados apontam para Neurociências, Bioquímica & Biologia Molecular, Farmacologia & Farmácia e Genética & Hereditariedade como as áreas mais produtivas, enquanto Estresse oxidativo; Doença; Memória; Receptor; Hipocampo; Rato; e Resistência se destacam como os principais temas de pesquisa. A produção científica apresentou crescimento significativo no período e as tendências temáticas da área constituem objetos de estudo das disciplinas mais produtivas, embora outros temas se mostrem igualmente significativos. Avalia-se que a UFRGS acompanha o desenvolvimento das Ciências Biológicas no contexto nacional e internacional, realizando pesquisas de amplo interesse na atualidade.

Palavras-chave


Bibliometria; Produção científica; Análise temática; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Ciências Biológicas.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo