A arquitetura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria e o impacto na preservação do acervo

Lizandra Veleda Arabidian, Sônia Elisabete Constante, Alberto Brilhante Wolle

Resumo


O presente artigo aborda sobre ações de preservação do seu acervo no que se refere a construção e ampliação da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, foi necessário verificar parte da história da Universidade e da Biblioteca, com foco no seu projeto arquitetônico ao estilo modernista. Por isso, apresenta os arquitetos responsáveis pelo seu projeto e discorre sobre as características da sua construção e da reforma que está sendo realizada no subsolo da Biblioteca. Aponta também, as políticas de preservação adotadas até então, a fim de amenizar os problemas observados. Conclui-se que é necessário formalizar uma política de melhorias no prédio a fim de minimizar os impactos causados pelos agentes biológicos e pelos fatores ambientais, prevenir sinistros e capacitar os servidores para salvaguarda do acervo.

Palavras-chave


Arquitetura. Biblioteca Universitária. Políticas de preservação do acervo

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo