A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de Biblioteca Universitária

Paula Regina Dal' Evedove, Dulce Amélia de Brito Neves, Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


Observou-se a trajetória metacognitiva de três usuários de uma biblioteca universitária pública do estado de São Paulo a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. As sessões para coleta de dados foram gravadas e os dados registrados foram transcritos e categorizados em quatro unidades de análise: 1) conhecimento especializado; 2) regulação; 3) avaliação do próprio conhecimento; e 4) organização dos processos cognitivos. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas a metacognição de usuários de informação.

Palavras-chave


Metacognição; Comportamento informacional; Processo de busca da informação; Usuário de informação; Biblioteca universitária.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo