Adoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa

David Vernon Vieira, Sofia Galvão Baptista, Aurora Cuevas Cerveró

Resumo


O surgimento da Web Social proporcionou um espaço virtual de participação dos usuários de bibliotecas. Assim, casos de adoção de redes sociais têm sido observados nas bibliotecas universitárias espanholas desde 2005, quando se publicaram os primeiros artigos científicos para acompanhar este movimento. Considerando o âmbito das bibliotecas de universidades públicas na Espanha, foi realizada uma pesquisa exploratória para conhecer a situação real do modelo de presença destas bibliotecas nas redes sociais Facebook e Twitter. Este trabalho investiga um modelo de adoção das redes sociais, considerando aspectos que envolvem criação dos perfis das bibliotecas, publicação de conteúdo, interação com os usuários, criação de conteúdo pelo usuário, estabelecimento de normas de uso e estilo, e medição e avaliação dos indicadores sociais para apoiar gestores de bibliotecas universitárias neste tipo de projeto tecnológico. Apesar de o levantamento realizado constatar a adoção das mídias sociais em nas bibliotecas universitárias espanholas observa-se que ainda há necessidade de se oferecer uma experiência para o usuário que propicie a sua participação através de comentários e outras ações que promova a interação com o bibliotecário.

Palavras-chave


Biblioteca 2.0; Interação; Web Social; Bibliotecas Universitárias; Redes Sociais

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG