Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão com a técnica de raciocínio baseado em casos

Eduardo Urnau, Liane Mahlmannn Kipper, Rejane Frozza

Resumo


O trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema para apoio à tomada de decisão percorrendo os temas que abordam o conhecimento, as estratégias utilizadas nas empresas e o uso da técnica de raciocínio baseado em casos. A técnica de Inteligência Artificial atendeu o desafio de tornar o conhecimento parte da cultura organizacional. O estudo de caso foi realizado proporcionando à empresa análises detalhadas dos resultados. Modelos foram utilizados, para tornar esta aplicação diferenciada: linear da faixa de interesse para cada atributo; matriz simétrica de similaridade e tabela de definição dos valores por atributos. Os resultados apresentam melhoria significativa na acurácia das informações em tempo real, auxiliando na tomada de decisões.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento, planejamento estratégico, capital intelectual, técnica de raciocínio baseado em casos

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo