Mapeamento da produção científica sobre memória organizacional e ontologias

Airton Zancanaro, Julio Graeff Erpen, Jane Lucia S. Santos, Andrea Valeria Steil, José Leomar Todesco

Resumo


Memória organizacional e gestão do conhecimento são temas interligados que têm crescido em importância para pesquisadores e organizações ao longo dos anos 2000. A literatura aponta as ontologias como importantes métodos que podem ser aplicados para formalizar e representar a memória organizacional. Entretanto, existe um hiato quanto à investigação das pesquisas desenvolvidas na intersecção dessas duas áreas. Este artigo objetiva mapear o perfil e as características das publicações relacionadas à memória organizacional e às ontologias por meio de técnicas bibliométricas. Foram localizados 39 trabalhos, os quais foram escritos por 85 autores, vinculados a 40 instituições de 18 países diferentes. Para a elaboração desses trabalhos, os autores utilizaram 845 referências e 117 palavras-chave, dentre as quais se destacam Knowledge management, e-Learning e Organizational learning. Em suma, este estudo possibilita a visualização de padrões e tendências da literatura científica, mostrando quais pesquisas podem ser promissoras no campo de memória organizacional e ontologias.

Palavras-chave


Memória organizacional; Ontologias; Bibliometria; Pesquisa bibliométrica; Bases de dados

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo