Teoria e prática em catalogação de assunto: a sistematicidade do processo em contexto de bibliotecas universitárias pela perspectiva profissional

Paula Regina Dal' Evedove, Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo


A natureza subjetiva da catalogação de assunto imprime certas peculiaridades nas ações dos profissionais que realizam a atividade em domínios específicos. Sendo assim, mostra-se necessário a realização de estudos que cerquem as ações dos catalogadores de assunto ancoradas na realidade do contexto de bibliotecas universitárias para a obtenção dos fatores influentes do saber e do fazer profissional. Portanto, analisa-se o conhecimento profissional acerca da sistematicidade do processo da catalogação de assunto em perspectiva sóciocognitiva. Para tanto, aplica-se a técnica de Protocolo Verbal em Grupo com três catalogadores de assunto de distintas bibliotecas universitárias do estado de São Paulo a fim de conhecer a realidade do processo da catalogação de assunto pela perspectiva profissional. Os resultados apontam à necessidade de instrumentos metodológicos que propiciem sustentabilidade prática a catalogação de assunto em contexto de bibliotecas universitárias.

Palavras-chave


Catalogação de assunto; Análise de assunto; Atuação profissional; Bibliotecas universitárias.

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG