Representações visuais para recuperação de informação na BDTD-UFPE

Renato Fernandes Correa, Jessica Monique de Lira Vieira

Resumo


Analisa a aplicabilidade de visualizações como interfaces amigáveis para Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs), bem como discute a construção de representação visual de informações para o SRI da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A metodologia consiste em estudo de caso envolvendo análise do uso de visualizações em sites de SRIs, e discussão dos caminhos percorridos para construção de visualizações para recuperação de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Direto da UFPE. Conclui-se que interfaces de SRIs que disponibilizam visualizações transmitem informações de forma agradável e interativa, possibilitando a recuperação de documentos relevantes e garantido melhor socialização dos conhecimentos. Entretanto, a escolha da visualização a ser construída para determinado SRI, deve levar em conta não só as vantagens do uso das mesmas pelo usuário, mas também o atendimento aos requisitos de organização da informação necessários para construção de cada visualização.

Palavras-chave


Sistemas de Recuperação de Informação. Visualização da Informação. Organização da Informação. BDTD. Teses e Dissertações.

Texto completo:

PDF




ISSN 1981-5344 (Online)
rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEERweb of scence

Capes        Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo