Produção científica sobre inteligência competitiva da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília

Valmira Perucchi, Rogério Henrique de Araújo Júnior

Resumo


A atual conjuntura tem gerado a necessidade de as organizações manterem as melhores práticas de Inteligência Competitiva (IC). A Inteligência Competitiva é a atividade que objetiva a obtenção, a análise e a disseminação de informações para auxiliar no processo decisório. Esta pesquisa foi desenvolvida para visualizar o cenário da produção científica sobre IC na Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Fazem parte da FCI os cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, além do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCinf), que oferta Mestrado e Doutorado. O levantamento da produção científica foi realizado por meio da bibliometria e as informações foram coletadas no Repositório Institucional da UnB, por intermédio da palavra-chave: “Inteligência Competitiva”. Constam no repositório 350 documentos produzidos pela FCI, dos quais 37 documentos de produção científica sobre IC foram recuperados: 17 são artigos publicados em periódicos; 4 são trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos; 10 são dissertações e 6 são teses. Essa produção demonstra que a FCI produz conhecimento e publica os resultados em IC; área que está em desenvolvimento e se consolidando no Brasil.

Palavras-chave


Inteligência competitiva; Produção científica; Faculdade de Ciência da Informação; Universidade de Brasília

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo