Palavras-chave: convergências e diferenciações com a linguagem natural e a terminologia.

Diego dos Santos Borba, Regina Helena Van der Laan, Bernadete Ros Chini

Resumo


Relato de literatura com o enfoque na terminologia e na lingüística, com o objetivo de estabelecer a contribuição de cada área no atual cenário informacional da representação do conhecimento e de sua posterior recuperação. Destaca a importância das palavras-chaves como unidades de representação e de recuperação da informação. Salienta a necessidade de estabelecer a interrelação entre linguagem natural e terminologia de um domínio aperfeiçoando a linguagem documentária. Destaca que um sistema de recuperação da informação no qual seja representada a informação em consonância com a linguagem dos usuários, possibilitará uma recuperação de informação com maior precisão e pertinência.


Palvras-chaves: Sistemas de recuperação da informação. Terminologia. Linguagem natural. Linguagem documentária. Palavra-chave.

Palavras-chave


Sistemas de recuperação da informação;Terminologia; Linguagem natural;Linguagem documentária;Palavra-chave

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo