La alfabetización informacional en las bibliotecas universitarias de Brasil: visualización de los niveles de incorporación desde la información publicada en sus sitios web

Alejandro Uribe Tirado

Resumo


Formação em competências em informação (information literacy) é um dos desafios atuais das bibliotecas universitárias com as possibilidades de acesso a recursos que facilitam a vasta informação da mídia digital, mas por sua vez, dada a necessidade de compreender e aplicar as melhores práticas na selecção e avaliação de informações para recuperar a qualidade mais relevantes e mais elevada. Nesta situação, as bibliotecas universitárias Ibero-América (América Latina, Espanha e Portugal) foram lentamente incorporando esse treinamento a partir de programas de formação direta, oferecido a partir da biblioteca ou através do trabalho colaborativo com os professores e as escolas em currículos de várias universidades como um todo ou em disciplinas específicas. Este trabalho a partir da metodologia de análise de conteúdo da Web de uma revisão das informações apresentadas pelas bibliotecas universitárias no Brasil esta actividade fundamental da formação, para a partir dessas informações, ver os níveis de incorporação de competências em informação (Information Literacy) que a partir de seus web sites que apresentar.

Palavras-chave


competências em informação, literacia da informação, competência informacional, literacia Informacional, bibliotecas universitárias, Ibero-América, Brasil, análise de conteúdo, sites da web.

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG