Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Maria Cláudia Cabrini Gracio

Resumo


Esta pesquisa objetiva analisar os indicadores de impacto e relevância - total de artigos publicados, média de citações, número total de citações e índice h - dos pesquisadores mais produtivos na área “Estudos Métricos”, nos periódicos da base Scopus, por meio de um estudo de correlação, de determinação de melhor equação de regressão do índice h em função do total de citações, bem como em função de todos os indicadores sob análise. Como procedimento de pesquisa, utilizaram-se os termos de busca: “bibliometr* OR scientometr* OR infometr* OR webometr* OR informetr* OR webmetr* OR patentometr*”, recuperando-se 36 pesquisadores apontados como os mais produtivos. Para cada indicador, foram calculadas as seguintes estatísticas descritivas: máximo, mínimo, média, desvio padrão e coeficiente de variação. Calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson e ajustou-se a equação de regressão do índice h em função do total de citações. Determinou-se a equação de regressão múltipla, do índice h em função dos demais indicadores. Nas considerações finais, destaca-se a necessidade da combinação destes indicadores para se descrever amplamente o perfil multifacetado de um pesquisador, dada a complementaridade de informações fornecidas pelos indicadores de produtividade e impacto, de natureza distinta.

Palavras-chave


estudos métricos; indicadores bibliométricos; produção científica; indicadores de citação; índice h.

Texto completo:

PDF




Revista Perspectiva em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: 031) 3409-5227 






A revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEER Portal Scielo Capes Periodicos UFMG        Sistema de Bibliotecas UFMG