A mediação da informação no âmbito da arquivística

Letícia Elaine Ferreira, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


A Arquivologia dispõe de ferramentas e técnicas imprescindíveis no tratamento documental, bem como de procedimentos e base científica capaz de fornecer o tratamento adequado aos documentos nos seus variados contextos. Este primeiro requisito do tratamento documental refere-se a uma mediação de sistemas, nas quais as técnicas classificatórias tornam-se primordiais para a organização da informação. Entretanto, faz-se necessário refletir sobre o destino final desta mediação, para quem e para o que se organiza massas documentais e qual o resultado advindo da relação entre documento-usuário. A mediação humana a partir da apropriação da informação arquivística apresenta-se em condizente condições para a produção e/ou alteração do conhecimento, garantindo uma evidente mediação da informação no âmbito dos arquivos.

Palavras-chave


Arquivologia, Organização arquivística, Mediação da informação

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo