Fluxo enxuto de informação: um novo conceito

Ana Carolina Greef, Maria do Carmo Duarte Freitas

Resumo


A informação representa um valor que, entregue em conformidade a demandas de seus usuários/clientes, gera inovação, inteligência e competitividade. A qualidade no fluxo de informação gerenciado nas organizações agiliza seus processos decisórios. A mentalidade enxuta (lean thinking), quando aplicada às organizações, identifica qual o valor esperado por clientes/usuários, gerando padrões em processos produtivos, eliminando falhas e melhorando-os continuamente. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa teórica oferecendo parâmetros para qualificação da gestão e da operação de fluxos informacionais a partir de critérios oriundos do lean thinking. Em caráter exploratório, apresenta-se o conceito de Fluxo Enxuto de Informação (FEI), concebido e analisado criticamente diante do referencial teórico construído a partir da ciência da Informação e do lean thinking. Tem-se como contribuições uma base científica para discussões a respeito da avaliação de fluxos informacionais, e novas teorias e práticas de uso potencial pelo profissional da informação.

Palavras-chave


Fluxo enxuto de informação; Critérios de qualidade; Mentalidade enxuta; Avaliação do fluxo de informação.

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo