A teoria e a prática da interdisciplinaridade em Ciência da Informação

Lucinéia Maria Bicalho, Marlene de Oliveira

Resumo


A produção do conhecimento científico tem sido realizada por meio de experiências que privilegiam a contribuição de saberes provenientes de diferentes áreas. O presente artigo tem como finalidade apresentar as principais modalidades de interação que ocorrem na prática da pesquisa científica – multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade –, tendo como referência a literatura produzida no âmbito da ciência da informação. Pesquisadores contemporâneos de outras áreas contribuem para embasar essas teorias, cuja evolução provocou grandes mudanças nos significados desses termos.
A pesquisa completa, da qual este artigo é parte, analisou a produção científica da ciência da informação no Brasil, traçando um perfil da pesquisa na área relativamente à utilização dessas abordagens, concluindo-se que diferentes formas e níveis de interações são encontrados nas pesquisas desenvolvidas na Ciência da Informação, sendo a multidisciplinaridade a mais comum. Conclui-se, ainda, que a situação terminológica atual requer uma atualização desses conceitos, principalmente no âmbito da Ciência da Informação, para uma maior conscientização das implicações de ser uma ciência contemporânea que se reconhece interdisciplinar.

Palavras-chave


multidisciplinaridade; interdisciplinaridade; transdisciplinaridade; ciência da informação; terminologia

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo