Ferramentas para aprendizagem de ontologias a partir de textos

Faruk Mustafa Zahra, Andreia Malucelli, Ademir Roberto Freddo, César Augusto Tacla

Resumo


Há muito interesse na construção de ontologias, porém, há pouco trabalho desenvolvido e pouca utilização de ontologias em larga escala. Algumas das razões para isso são o tempo, custo e recursos associados neste desenvolvimento. Com o objetivo de reduzir estes esforços, métodos de aprendizagem de ontologias têm sido desenvolvidos. Para isso, é necessária a automatização do processo de aquisição de conhecimento e diversas abordagens têm sido sugeridas. A utilização de textos como fonte de aquisição de conhecimento parece ser um caminho correto, visto que a linguagem é a primeira forma de transferência de conhecimento entre os seres humanos, além de haver uma diversidade de documentos digitais disponíveis. Para dar suporte a construção semi automática de ontologias a partir de textos, várias ferramentas foram desenvolvidas, cada uma utilizando técnicas e métodos diferentes. Devido à importância do uso destas ferramentas, este artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas disponíveis, assim como suas características principais e usabilidade.

Palavras-chave


representação do conhecimento; ontologia; aprendizagem de ontologias

Texto completo:

PDF




ISSN 1981-5344 (Online)
rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
       IET          IBCT - SEERweb of scence

Capes        Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo