A produção brasileira em Ciência da Informação no exterior como reflexo de institucionalização científica

Aline Elis Arboit, Leilah Santiago Bufrem, José Antonio Moreiro González

Resumo


Analisa o conceito de institucionalização científica e suas relações com a pesquisa no contexto da produção científica representada pelas publicações em livros, artigos de periódicos, capítulos de livro e trabalhos em eventos no exterior por pesquisadores brasileiros registrados nos currículos da Plataforma Lattes. Por meio de análise quantitativa e diacrônica, realizada a partir do levantamento das publicações, verifica a evolução dos documentos publicados fora do país, distribuição das publicações por país e por tipo de documento, além do perfil dos autores. Considera que os estudos analisados contribuem para o reconhecimento e visibilidade dos pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação (CI) nos outros países e, consequentemente, para o fortalecimento da institucionalização científica deste campo no Brasil.

Palavras-chave


Institucionalização científica. Ciência da Informação. Produção científica. Cientometria

Texto completo:

PDF




rodapé PCI
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
Antonio Carlos, 6627 - Pampulha
31270- 901 - Belo Horizonte -MG
Brasil
Tel: (31) 3409-5227 





cc
A Revista Perspectivas em Ciência da Informação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
DOAJ           IBCT - SEERCapes       Sistema de Bibliotecas UFMG           ECI- UFMG            Periodicos UFMG       Portal Scielo