TENDÊNCIAS NAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE COMPORTAMENTO INFORMACIONAL HUMANO

Grazielle Magnólia Nogueira Ferreira, Beatriz Valadares Cendón

Resumo


O comportamento informacional humano, na área da ciência da informação, é uma importante vertente de investigação e gera considerável volume de produções científicas. Alguns trabalhos se dedicam a estudar o conjunto das pesquisas neste tema avaliando tendências teóricas e metodológicas na área, proporcionando uma análise crítica das pesquisas pelos estudiosos e direcionando trabalhos futuros. O corrente estudo teve por objetivo sintetizar as tendências nas pesquisas internacionais da área de comportamento informacional humano, identificadas por trabalhos de revisões de literatura ou por pesquisas. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, que investigou um conjunto de 10 trabalhos através de análise de conteúdo. Os resultados mostram as seguintes tendências indicadas na literatura científica internacional da área: uma abordagem mais centrada nas pessoas ao invés da pesquisa anteriormente centrada no sistema; maior interlocução com outros domínios científicos fora da ciência da informação (interdisciplinaridade); maior atenção aos processos cognitivos dos usuários; a utilização de mais de uma metodologia com predominância de métodos qualitativos sobre os quantitativos; a diminuição no uso de teorias para fundamentar e explicar as pesquisas; o aumento na diversidade de usuários e tipos de informação estudados; o surgimento de novos tópicos de pesquisa; a consideração do contexto em que o usuário se insere; a presença de uma comunidade científica mais internacional estudando os processos de comportamento informacional e falta de foco no comportamento informacional como um processo.

Palavras-chave


Ciência da informação; Comportamento informacional humano; Tendências internacionais

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.