Competência informacional de estudantes do ensino médio de rede de ensino de Belo Horizonte – Minas Gerais

Daniela Mello Andrade, Lucas Correa da Cunha Silva, Mariana Langkammer Bohler Motta, Matheus Aguiar de Carvalho, Yuri Cordeiro D'Agostini

Resumo


Relata uma pesquisa sobre o estudante de ensino médio de Belo Horizonte como consumidor e produtor de informação. Esta pesquisa divide-se em duas etapas, uma quantitativa e outra, complementar, qualitativa. Na primeira utilizou-se, na coleta de dados, a técnica do questionário tendo se obtido uma amostra não-probabilística de 75 respostas válidas. Na segunda etapa optou-se pela entrevista semi estruturada que foi aplicada a oito estudantes. Os resultados obtidos indicam que 90% dos alunos apontam o trabalho escolar como o principal motivador da busca pela informação. As fontes mais utilizadas pelos alunos são os sites de busca. A biblioteca escolar é utilizada principalmente como sala de estudos. Verificou-se ainda que os alunos repassam as informações obtidas nos ambientes virtuais.

Palavras-chave


Ensino Médio. Pesquisa Escolar. Estudo de Usuário.

Texto completo:

PDF