O uso da informação no setor turístico

Antonia Aurineide Barbosa Alves, Gabriela Belmont de Farias, João Gomes de Souza Neto, Maria Liana Pereira dos Santos Santiago, Maryanne Kelly da Silva Lima

Resumo


A informação é algo que está atrelado a tudo, e a mesma, deve adequar-se ao seu uso, independente do setor, área ou campo no qual esteja inserida, satisfazendo a demanda de seus usuários. O presente estudo tem como objetivo analisar a informação voltada para os turistas da cidade de Fortaleza, como também propor um serviço de informação que possa atender as necessidades informacionais dessa categoria de usuários. A partir da observação de que informação e turismo são dois campos interligados percebemos o quanto o turismo de Fortaleza é deficiente em serviços que dêem suporte a difusão das informações que os turistas buscam ao visitarem a cidade. Desse modo, o planejamento dos Pontos de Informação (PI’s) surgiu como um meio de solucionar esse déficit, funcionando como bases para que os turistas tenham acesso às informações que necessitam para conhecer os pontos turísticos da cidade, contribuindo para o aumento de visitantes. A implantação desse serviço de informação aperfeiçoará o fluxo informacional de modo a atender prontamente as necessidades informacionais dos turistas.

Palavras-chave


Informação turística. Serviço de Informação. Pontos de Informação.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.