Metodologia do trabalho científico teoria e prática: para melhoria da ciência da informação na Universidade Federal da Paraíba

Alcemir dos Santos Junior, Josino de Carvalho Ribeiro

Resumo


A metodologia científica vem ao longo dos anos sendo incorporada a grade curricular dos cursos de graduação, despertando assim no corpo discente o desejo de melhorar os seus trabalhos acadêmicos. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a disciplina é obrigatória no primeiro e segundo semestres, direcionando o corpo discente a desenvolver as competências requeridas para o bom desempenho de seus trabalhos científicos. O objetivo deste trabalho é apresentar o programa de monitoria do projeto de metodologia do trabalho científico da UFPB e identificar as dificuldades encontradas para realização dos trabalhos acadêmicos no que se refere à padronização dos mesmos segundo a ABNT. Os sujeitos da pesquisa correspondem ao corpo discente que são em sua maior parte alunos dos cursos de: Biblioteconomia, Administração, Arquivologia e Ciências Contábeis. Foi realizada pesquisa do tipo descritiva, através de coleta de dados, onde cada usuário identifica por meio de formulário suas principais dúvidas bem como as normas mais procuradas. A análise dos resultados encontrados demonstrou que a procura pela monitoria ocorre mais por discentes dos cursos de administração e biblioteconomia em fase final de seus trabalhos de conclusão de curso, sendo diagnosticado uma carência na normalização técnica de seus trabalhos. A partir dessa análise de dados constatou-se que os discentes precisam de mais incentivo e atenção em relação ao conhecimento das normas da ABNT, fazendo com o que a monitoria seja uma ferramenta de suma importância para comunidade acadêmica da UFPB.

Palavras-chave


Monitoria. ABNT. Trabalhos Acadêmicos.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.