As dificuldades na elaboração de artigos científicos para alunos de graduação na área da Ciência da Informação: o caso do mini-curso de elaboração de artigos científicos do curso de Gestão da Informação da UFPE

Marcos Antônio Gomes Falcão Junior, Maira Soares Silva, Márcia Patrícia Bezerrra, Enódio Alves de Oliveira Neto, Gilvan Mariano da Silva

Resumo


Para uma criança que vai dar seus primeiros passos, apesar do medo e ansiedade em se por ereta, a curiosidade e a vontade de trilhar novos caminhos lhe impulsionará a romper todas as barreiras para enfim alcançar seu objetivo. Para um aluno de graduação, elaborar o primeiro artigo científico é da mesma forma, desafiador e instigante. Este artigo tem como objetivo geral entender quais as questões que fazem com que um aluno na área da Ciência da Informação (CI) se propõe a escrever seu primeiro artigo e defendê-lo num evento da área. Como objetivo específico este artigo visa pesquisar e elucidar os métodos, os tipos de pesquisa, as fontes de informação, a normatização e a quantidade de eventos da área da CI no Brasil. Este artigo é o resultado de um esforço coletivo de alunos do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que criaram por conta própria, contando com o auxílio do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, um mini-curso de elaboração de artigos científicos, com o intuito de buscar através de uma cooperação acadêmica aprender a elaborar um artigo científico e apresentá-lo em um evento da área. Tal pesquisa se justifica por trazer em seu escopo um importante arcabouço de métodos que poderão ser capazes de auxiliar e incentivar estudantes a se tornarem pesquisadores, colaborando com o crescimento quantitativo e qualitativo de produções científicas na área da CI.

Palavras-chave


Metodologia de Pesquisa, Temas de Pesquisa em Ciência da Informação, Elaboração de Artigos Científicos.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.