A construção de uma política de desenvolvimento de coleções: o gerenciamento dos bibliotecários na política de acervo na Unama

Samantha Andrade de Araujo

Resumo


A política de desenvolvimento de coleções é essencial para o desenvolvimento de forma harmoniosa do acervo de qualquer biblioteca. A pesquisa tem como principal objetivo abordar a importância do processo para viabilização da implantação de políticas de desenvolvimento de coleções às bibliotecas. Enfatizando os principais pontos a evolução das políticas de desenvolvimento na historia da sociedade. O percurso metodológico adotado valeu-se de uma abordagem teórica através de levantamento bibliográfico impresso e eletrônico. Diversas idéias de autores são abordadas para um melhor atendimento acerca do assunto, tais quais Guedes (2007), Vergueiro (1989). Será exposto e analisado ainda um breve exemplo pratico sobre uma pesquisa de campo das quatro unidades no sistema de bibliotecas da Unama (Universidade da Amazônia) abordando sobre a realização do processo de política de desenvolvimento de coleções nos acervos, enfatizando suas estruturas, vantagens e desvantagens. Como conclusão é ressaltada a importância da implantação da política de desenvolvimento de coleções nos acervos nos sistema de bibliotecas da Unama, e das demais bibliotecas, já que hoje a construção de políticas de desenvolvimento se tornou uma ferramenta indispensável para flexibilização de um acervo, já que a mesma se constitui pela tomada de decisão, orientando o processo decisório e ainda por ser um meio de definir critérios em relação à seleção a atualização do acervo, realizando dessa forma a melhor busca de informação para o usuário.

Palavras-Chave: Política de desenvolvimento de coleções. Biblioteca. Usuário

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.