Centro de Memória da Amazônia no processo de preservação da memória social: a iniciativa que salvou parte da história do Estado do Pará, sob o risco de deterioração

Elane Epifane Martins, Eliane Epifane Martins

Resumo


Este artigo pretende mostrar a importância da iniciativa do Centro de Memória da Amazônia (CMA) no processo de preservação da memória social do Estado do Pará, quase deteriorada pelo tempo e esquecida pela sociedade paraense. Mostra o surgimento do Centro de Memória da Amazônia e o objetivo de divulgar a história de documentos jurídicos de uma época pouco conhecida entre a sociedade paraense, além do propósito da investigação entre acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento. Defini a importância da preservação documental e o processo de levantamento, divulgação e digitalização dos documentos dentro do CMA. Apresenta os projetos desenvolvidos a partir do levantamento parcial no acervo, sobre assuntos e momentos relevantes da história da região Amazônica, com intuito de organizar a informação para fins de pesquisas nacionais e internacionais de pesquisadores. Analisa como é realizada a gestão documental e a disponibilidade do acervo ao público. Identifica a realização da busca e recuperação da informação dentro do CMA e quais as formas de preservação e conservação dos documentos. A metodologia utilizada é a pesquisa in loco e pesquisa bibliográfica de autores que definem o conceito de memória social, preservação, conservação de documentos e gestão documental, além da explanação de conteúdos contidos no site e blogger do Centro de Memória da Amazônia. Finaliza informando a importância do CMA para a preservação da memória social do Estado do Pará, e a relevância da investigação científica sobre memória coletiva e principalmente a gestão da informação como fundamento da preservação da memória documental.

Palavras-Chave: Centro de Memória da Amazônia. Memória Social. Gestão documental.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.