Biblioteca Pública Benedito Leite: análise de sua importância e as conseqüências de seu fechamento

Dayse Maisa Assunção Maciel, Denise Aroucha Furtado, Kácia Morais de Abreu, Kádila Morais de Abreu, Rubenita Barros Soares

Resumo


Aborda a importância da biblioteca pública para a sociedade. A metodologia aplicada foi baseada em vasta pesquisa bibliográfica e documental e numa pesquisa de campo através de visitas. Tem como objetivo verificar a importância da biblioteca pública em meio a comunidade (sociedade), mesmo em tempos de constante mudanças tecnológicas e com o dinâmico processo de disseminação da informação nas redes sociais e considerando este, analisar as consequências do fechamento da mesma, no que implica para as comunidades adjacentes, assim como em toda a sociedade maranhense e também brasileira. Expõe a discussão do Manifesto da UNESCO sobre as missões que uma Unidade de Informação deve ter ou possuir para se caracterizar numa Biblioteca Pública. Discute a atuação das bibliotecas através de suas quatro funções: informação, cultura, lazer e educação. Menciona a história e o funcionamento da Biblioteca Pública Benedito Leite, apresentando os seus serviços e produtos. Discorre sobre a situação precária em que se encontrava a infra-estrutura do prédio colonial onde se localiza a Biblioteca Pública Benedito Leite. Apresenta um breve histórico desde o seu fechamento, mostrando como a sociedade maranhense ficou órfã durante o tempo de 1 ano e 5 meses. Enfoca as conseqüências desse fechamento. É de suma importância e grandioso o valor da Biblioteca Pública como centro cultural e de memória, bem como centro informacional, e necessária a sua reforma para que este patrimônio público possa ficar para a posteridade.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Biblioteca Pública Benedito Leite - histórico. Manifesto da UNESCO.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.